Você sabe o que é RPG? Viver outras realidades deve ser o sonho de muita gente e jogar RPG é uma das formas de torná-lo real. Afinal nesse estilo de jogo você assume o papel do seu personagem e vive toda sorte de aventuras em uma infinidade de cenários.
Desde que surgiu, lá na década de 70, tornou-se uma febre entre os jovens e jogadores de war games, jogos de guerra que foram a base para a criação do RPG, e nos últimos anos ele vem se espalhando cada vez mais e tornando-se parte do entretenimento mundial.
Mesmo quem acha que RPG é uma sigla para a insígnia do mal ou uma arma de guerra, provavelmente já se deparou com o jogo em algum momento da vida e nem se deu conta disso. Vou contar a vocês como.
Afinal o que é RPG?
RPG é um estilo de jogo em que os jogadores interpretam o papel de seus personagens. Mas calma lá, não é todo jogador de RPG que sai se vestindo com roupas medievais e interpretando um mago do Senhor dos Anéis.
Na verdade, alguns grupos fazem isso, mas nunca tive a oportunidade de conhecer um e por experiencia própria: jogo com minha roupinha velha ou pijama dentro de casa mesmo.
Abreviação do termo Role-Playing Game, ou jogo de interpretação de papéis, traduzindo-se para o bom e velho português, a história do RPG começa nos anos 70, com adaptação dos famosos jogos de guerra da época.
Ganhando narrações mais abrangentes e tomando forma de histórias medievais e fantásticas, também famosas na época, o formato de RPG mais jogado até hoje surgiu, o famoso Dungeons & Dragons.
Regras e jogabilidade do RPG.
Para quem nunca jogou, em sua forma mais tradicional, o RPG de mesa, um grupo de jogadores se reúne e através da narrativa de um Mestre de Jogo, são levados por diversos cenários, passando por desafios e batalhas na intenção de conquistar determinado desafio.
O jogador deve criar um personagem baseado no cenário em que ele fará parte. Por exemplo, se a narrativa se passar num mundo de fantasia fantástica seu personagem pode ser da raça das fadas da classe das arqueiras.
Durante o jogo os jogadores devem narrar as ações de seus personagens perante as dificuldades e desafios encontrados no caminho. Enquanto o mestre segue regas e narrativas de um livro ou criadas por ele mesmo.
Durante o jogo os jogadores podem ganhar pontos de experiências, itens e tesouros, perder a vida, entre outras variantes que são indicadas pelo mestre e anotadas em sua ficha pessoal.
Mas há muito que ser um jogador de RPG se torou algo muito maior do que jogar o tradicional de mesa. Com o advento das tecnologias o estilo de jogo cresceu e hoje não precisamos nos limitar a mesa e amigos próximos para viver nossas aventuras.
Os tipos de RPG jogados atualmente.
Lembra quando eu falei que provavelmente mesmo quem nunca ouviu falar em RPG já deve ter se deparado com algum dos ramos do jogo? Isso porque quando foi lançado o D&D o sucesso foi tão grande que ele virou até desenho animado.
Certamente você já ouviu falar no icônico desenho a Caverna do Dragão, pois é, é o próprio desenho do jogo D&D. E ele não parou por aí, livros, jogos eletrônicos e partidas online iriam surgir posteriormente criando ramos e sub-ramos desse gênero de jogo.
Se você é um daqueles jogadores que não curte uma partida de tabuleiro, mas não larga o vídeo game, com certeza já jogou Dragon Age, Diablo, The Witcher ou Assanssin’s Creed Odyssey. Então fique sabendo que esses são apenas alguns dos RPGs digitais que estão disponíveis para jogar em console ou PC.
Inclusive os vídeo games da nova geração estão investindo pesado em títulos de RPG, com gráficos alucinantes e mapa extraordinários.
Há ainda os RPGs MMO, que são jogos com mapa aberto e são jogados online com milhares de jogadores no mundo todo.
Ainda existem as mesas escritas, onde não há dados ou sistemas de pontuação, mas os integrantes vão escrevendo a história dos seus personagens junto com seu grupo, e assim criando interações e mudando os rumos das histórias além de viver incríveis aventuras.
Como começar a ser um RPGista?
Hoje existem diversas plataformas que podem ser utilizadas para juntar seus amigos e jogar uma boa partida de RPG. Algumas mais especificas e próprias para jogo como o Discord, e outas mais genéricas como o WhatsApp.
Em um próximo artigo eu trarei uma lista de plataformas especificas para jogar RPG. Mas por hora fica o conhecimento de que para um bom jogador a única coisa que importa é reunir os amigos e se divertir.
Então é isso minhas caras e meus caros jogadores, espero ter sanado qualquer dúvida e aguçado o gosto pela arte que é jogar RPG. Até a próxima.
Gostou da matéria? Então role os dados, deixe seu comentário, adicione os pontos de inteligência e siga para a próxima fase.
Pingback: O Que é RPG de Mensagem de Texto? - G. M. Rhaekyrion